Projeto Didático 3º ano F

ESPECIFICANDO O PROJETO

   Os alunos do 3º ano F foram orientados e motivados pela professora de Educação e Tecnologia Camila a criar e alimentar um blog da turma. O primeiro passo era selecionar os temas de pesquisa do interesse dos alunos. Foram vários temas sugeridos, onde dentre estes foi escolhido e desenvolvido o ESPORTE. Passei a acompanhar o processo de construção deste belo trabalho, introduzindo alguns elementos e ações que venho aprendendo no curso: Tecnologia na Educação: quebrando paradigmas. Uma experiencia muito agradável, vivenciar todo o processo de investigação e construção de conhecimento dos alunos, sempre motivados, orientados e monitorados pelas professoras Káthia e Camila



   "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."               (Jean Piaget)


O PERFIL DA TURMA



   A turma do 3º ano F é constituída por 26 alunos assíduos e participativos, onde a parcela maior destes alunos reescrevem pequenos textos de memórias e de produção própria. Os educandos estão sendo envolvidos em ativas atividades de interpretação, reescrita e produção de textos, questões relacionadas a otografia e gramática da Língua Portuguesa. Uma turma com muito interesse e desafios que envolvem o raciocínio lógico. São crianças afetuosas e com incentivos e motivação realizam as atividades buscando vencer os desafios propostos.


Objetivo geral:   Ampliar os conhecimentos dos alunos quanto a história e riqueza das modalidades esportivas na vida em sociedade.



Objetivos específicos:

• Sistematizar o conhecimento dos alunos em relação as modalidades esportivas;

• Conscientizar os alunos quanto a importância da prática de esportes e o bem a saúde;

• Enfatizar a importância do esporte no dia-a-dia do ser humano;

• Identificar e debater quanto as diversas modalidades esportivas;

• Construir instrumentos que especifique as modalidades sugeridas;

• Envolver os alunos em momentos de construção e socialização;




                    QUADRO DE PERGUNTAS APLICADO


Perguntas abertas
Perguntas fechadas

- QUANDO UM JOGADOR FAZ UM GOL, COMO ELE SE SENTE?

- O QUE VOCÊ SABE SOBRE ESPORTE?

- POR QUE O ESPORTE FAZ BEM PARA AS PESSOAS?

- QUAIS MODALIDADES QUE VOCÊ CONHECE?

- O QUE SE FAZ NA NATAÇÃO?

- O QUE SE FAZ NO BASQUETE?

- COMO SE NADA?

- COMO SE PILOTA UMA MOTO?

- COMO SE FAZ UM GOL?

- O QUE SE FAZ NUMA CORRIDA DE BICICLETA?

- COMO SE JOGA VÔLEI?

- QUAIS SÃO AS REGRAS DO FUTEBOL?

- QUANTOS TIPOS DE ESPORTE   EXISTEM?





DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DO PROJETO


Observação: Após levantamento, pesquisar sobre as modalidades mais votadas pelos alunos: Judô,  vólei de praia, vela, ginástica artística, entre as novas descobertas.



TERÇA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2012



JUDÔ


O JUDÔ É UM ESPORTE MUITO BACANA E LEGAL. ELE FOI CRIADO NO JAPÃO EM 1882 POR JUGORO KANO.


O ESPORTE CHEGOU NO BRASIL EM 1922.


A PESSOA QUE ESTÁ LUTANDO PODE SER VENCIDA DE VÁRIAS MANEIRAS: PODE CAIR DE COSTAS NO CHÃO OU SER IMOBILIZADA POR 25 SEGUNDOS. SE NENHUMA DAS PESSOAS CONSEGUIR FAZER O IPPON, GANHARÁ AQUELA QUE TIVER MAIS VANTAGENS. 

( TEXTO ESCRITO POR: MARIA JÚLIA, PEDRO, ARIEL, PAULLA E NAELY. REVISADO PELA TURMA DO 3º ANO F)

TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2012

VELA



VELA OU IATISMO É O NOME QUE SE DÁ AO ESPORTE QUE USA BARCOS MOVIDOS PELA FORÇA DO VENTO.

O ESPORTE É ORGANIZADO EM CATEGORIAS CONHECIDAS COMO CLASSES.

ESSAS COMPETIÇÕES SÃO FORMADAS POR UMA SÉRIE DE REGATAS.

OS BARCOS SOMAM DETERMINADO NÚMERO DE PONTOS DEPENDENDO DA POSIÇÃO DELES. AO FINAL GANHA QUEM TIVER MAIS PONTOS.

AS PROVAS TAMBÉM SÃO COMPETIDAS DE DOIS JEITOS: DE DOIS EM DOIS BARCOS OU COM VÁRIOS BARCOS AO MESMO TEMPO.
(TEXTO ESCRITO POR: MIKAELA, ILKA, WAGNER E LUIS. REVISADO PELA TURMA DO 3º ANO F)

TERÇA-FEIRA, 5 DE JUNHO DE 2012

PARA FINALIZAR ESTE TEMA, A ATIVIDADE PROPOSTA: DESENHO NO POWER POINT.
Letícia e Luis


Geovana e Gabriel

TERÇA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2012



VÔLEI DE PRAIA - A HISTÓRIA

    O VÔLEI DE PRAIA COMEÇOU NO HAWAI, NA PRAIA DE HAKIKI.
    OS SURFISTAS CRIARAM O ESPORTE, PORQUE QUANDO A ONDA ESTAVA ALTA ELES NÃO CONSEGUIAM SURFAR E NÃO TINHAM NADA PARA FAZER.
    ELES PEGARAM UMA REDE DE VÔLEI E UMA BOLA E JOGARAM NO CAMPO DE AREIA. 
    NESTA ÉPOCA ERA UMA BRINCADEIRA. COM O TEMPO VIROU UM ESPORTE.

TERÇA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2012



VÔLEI DE PRAIA

    O VÔLEI DE PRAIA FOI RECONHECIDO COMO MODALIDADE ESPORTIVA EM 1986  PELA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE VÔLEI, QUE LHE CONCEDEU REGRAS PRÓPRIAS.
    ELE É PRATICADO NUMA ÁREA DE AREIA DELIMITADA POR 8 METROS DE LARGURA E 16 METROS DE COMPRIMENTO. NO CENTRO FICA A REDE, MEDE 2,43 METROS.
    O BRASIL JÁ CONQUISTOU DOIS OUROS EM OLIMPÍADAS: UM EM 1996 COM JAQUELINE E SANDRA, O OUTRO EM 2004 COM RICARDO E EMANUEL.
    NAS OLIMPÍADAS DE PEQUIM O BRASIL FICOU COM A PRATA E O BRONZE NA CATEGORIA MASCULINA.

(TEXTO ESCRITO POR SÁMILI, LUANA MARINHO, GUSTAVO E GABRIEL. REVISTO PELA TURMA DO 3º ANO F) 


GINÁSTICA ARTÍSTICA


NA GINÁSTICA ARTÍSTICA A COMPETIÇÃO PODE SER INDIVIDUAL OU POR EQUIPES.
OS HOMENS DISPUTAM SEIS PROVAS QUE SÃO SALTO, CAVALO, ARGOLAS, BARRA FIXA, PARALELAS E SOLO.
AS MULHERES FAZEM QUATRO PROVAS DIFERENTES SALTO, TRAVE, PARALELAS E SOLO .
VENCE QUEM CONSEGUIR A MELHOR NOTA. A AVALIAÇÃO LEVA EM CONTA O GRAU DE DIFICULDADE DOS MOVIMENTOS E SUA EXECUÇÃO.

TEXTO FEITO POR: JENNIFER, MATHEUS, KAUANY, LUAN
REVISADO PELO 3º ANO F

Modalidades da ginástica artística


Arthur Zanetti final nas argolas mundial em Londres 
Joaquim no Cavalo com Alças!!! Compeonato de Ginástica Artística Mundial em Natal RN 
Jade Barbosa é ouro na Copa do Mundo de Ginástica 
Daiane dos Santos - Brasileirinho 
O ginasta Victor Rosa nas barras paralelas 


ATIVIDADE: CRIAR UM ACRÓSTICO


ESCOLA

SALTO

PARTIDA

OLÍMPICOS


RÁPIDO


TRAMPOLIM


ESTÁDIO


SAÚDE


Nossas descobertas...



BASQUETEBOL-  NASCEU NOS ESTADOS UNIDOS. A PRIMEIRA PARTIDA FOI EM 1892 E FOI USADA UMA BOLA DE FUTEBOL.
NATAÇÃO- A NATAÇÃO PASSOU A FAZER PARTE DE COMPETIÇÕES NO SÉCULO XIX. É UM ESPORTE MUITO SÉRIO. O HOMEM E A MULHER PODEM PRATICAR O ESPORTE. A NATAÇÃO É PRATICADA EM QUATRO TIPOS DE NADO: COSTAS, PEITO, BORBOLETA E LIVRE.

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM- ESSE ESPORTE PODE SER PRATICADO POR HOMEM OU MULHER. A GINÁSTICA DE TRAMPOLIM COMEÇOU NOS CIRCOS E MUITA GENTE COMEÇOU A PRATICAR.

CICLISMO- ESTE ESPORTE É PRATICADO POR VÁRIAS PESSOAS. ELAS ACONTECEM EM PISTA DE TERRA, PISTA DE CIMENTO.



TERÇA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2012

PRODUTO FINAL
A professora da turma Káthia pediu que os alunos escrevessem uma redação relacionada ao esporte que mais gostaram, até então:


































MAPA CONCEITUAL






COMPETÊNCIAS PARA AVALIAÇÃO


  • Autoconhecimento;
  • Convívio e reconhecimento com o outro;
  • Leitura e escrita;
  • Criatividade e participação.
  • Construção e realização das atividades propostas.


"Agradecimentos as professoras Camila de Educação e Tecnologia, a professora da turma Káthia e aos alunos do 3º ano F pela oportunidade, apoio e excelente trabalho, utilizando as novas tecnologias na educação. Obrigado e Parabéns!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário