PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 
DA EMEF VINICIUSDE MORAES

TABOÃO DA SERRA
2012


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA DE TABOÃO DA SERRA.

EMEF VINICIUS DE MORAES 
Rua: Paulo Augusto de Andrade, Nº 350
Jardim Margaridas, Taboão da Serra, CEP: 06786-070
Telefone: 4138-5185 / 4139-0544

Diretora da U.E.: Dóris Aparecida Riganti

Vice diretora: Luciana Palmira 

Coordenadora Pedagógica: Rosemeire Ferreira

Supervisora: Domingas Pereira da Silva

Coordenadora do Programa: Daniela Honorato

Professor Articulador: Saint Clair Rocha


A comunidade:

   Através de pesquisas constatamos que nossa clientela é constituída de moradores dos bairros: Jardim Margaridas, Jardim Comunitário, Jardim São Judas e Indiana. Onde algumas famílias declararam possuir Plano de Saúde, a grande maioria utiliza exclusivamente os serviços do Posto de Saúde localizado na região: UBS Jardim das Margaridas.
   Os resultados obtidos em relação às profissões foram os mais diversos: Há pais e mães autônomos, balconistas, faxineiros, pedreiros, eletricistas, motoristas, vigilantes, secretárias, cabeleireiras, cozinheiras, entre outros. Observou-se que há um grande número de mães que declararam não atuar profissionalmente, sendo apenas “secretárias do lar”.
   A equipe da EMEF Vinicius de Moraes pesquisou também o número e idade das pessoas que residem com nossos alunos. Pudemos observar que há predominância de alunos que moram apenas com pais. Há, porém, um número significativo de alunos que moram com os pais e outros familiares: tios, avós, primos... O número de pessoas que residem na casa fica entre 3 e 8, com idades variadas, de 0 a 55 anos.
   As atividades de lazer declaradas pelas famílias acontecem em casas de parentes, igrejas, parques ou praças públicas e escola. Observamos em nossa pesquisa que há um grande número de famílias que oferece como única opção de lazer, “brincar na rua”.
   Aspectos importantes no relacionamento escola e família vêm desenvolvendo-se de maneira qualitativa. Na primeira pesquisa realizada no ano de 2010, observávamos que a clientela era pouco participativa. No decorrer destes anos, com o trabalho realizado pela equipe escolar, que valorizou a participação da comunidade no contexto educacional, estamos alcançando aos poucos, a participação efetiva da comunidade. Desta forma, a EMEF Vinicius de Moraes acredita que através do envolvimento da família no processo educativo, promove um ensino que busca o ativo aprimoramento da qualidade.



 O que é o Programa Mais Educação?

   O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
   A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
   O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
   Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
   As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.
   Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.


O que é educação integral?

   Um conjunto de fatores que reorganizam tempo, espaços e conteúdos para trabalhar o desenvolvimento dos alunos em sua totalidade Integral. Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma.
    A Educação Integral exige mais do que compromissos: impõe também e principalmente projeto pedagógico, formação de seus agentes, infraestrutura e meios para sua implantação. Ela será o resultado dessas condições de partida e daquilo que for criado e construído em cada escola, em cada rede de ensino, com a participação dos educadores, educandos e das comunidades que podem e devem contribuir para ampliar os tempos e os espaços de formação de nossas crianças, adolescentes e jovens na perspectiva de que o acesso à educação pública seja complementado pelos processos de permanência e aprendizagem.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação propõe uma jornada diária de 7 horas para que as crianças se envolvam com a aprendizagem.


PLANO DE AÇÃO DO “PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO”.

"Mas, o planejamento só é ético quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando procura incorporar todos os envolvidos no processo de planejar."
(João Caramez)


OBJETIVOS:
 Construir estratégias para implantar a Educação Integral em nossa Unidade Escolar;
Constituir uma ferramenta que possa permitir desenvolvimento adequado e positivo do Programa Mais Educação;
Elaborar ações que transformam as estratégias em fatores reais;


 O PROGRAMA NA UNIDADE ESCOLAR:

  O Programa atende 125 alunos do ensino regular, selecionados pelo professor de cada turma. Sendo que as turmas participantes são: 2º anos, 3º anos e 4º anos. O corpo docente em conjunto com direção, coordenação e professor articulador, define os critérios de seleção e são conscientizados daqueles já estabelecidos pela Secretaria de Educação, como: problemas de defasagem escolar, vulnerabilidade social, participantes do Bolsa Família, rendimento escolar.
  Estes alunos são divididos em quatro turmas: azul, verde, laranja e vermelha, com 31 alunos em cada uma destas, sendo que na quinta-feira e sexta-feira, os alunos da turma vermelha são divididos nas demais, em relação à grade de funcionamento do Programa. Onde cada dia da semana, nossos alunos participam de duas oficinas e a o fim da semana são envolvidos em todas as oficinas desenvolvidas nesta Unidade Escolar.
  O Programa acontece entre 12:00 às 14:00, onde inicialmente cada aluno é encaminhado para sua sala e consequentemente para o refeitório para o seu primeiro lanche com tempo de 15 minutos estabelecido. Em seguida participa de uma oficina até às 13:00. Após este horário, ele é envolvido em outra oficina até às 13:45, quando neste momento é oferecido o segundo lanche as nossas crianças. O Programa acontece em todos os espaços da escola: refeitório, salas de aula, informática, biblioteca, quadra poliesportiva, sala do especializada, pátios, entre outros. Diversificando e aprimorando o trabalho dos nossos monitores.
  Quanto às oficinas, temos seis. Oficina de Matemática, desenvolvida pelo monitor Geovanne Marques, tendo com objetivo o lúdico, jogos, atividades em grupos, desenvolvendo o raciocínio e o aprendizado das crianças. Oficina de Letramento com a monitora Flavia Felix, envolvendo os alunos na leitura e escrita de forma lúdica, diversificada, coletiva e prazerosa. Oficina de pintura com a monitora Maria Fátima, levando a arte para nossas crianças, aprimorando as habilidades e o conhecimento com a pintura e o artesanato. Oficina de karatê com o Manoel Lecy, buscando a disciplina, o respeito um com o outro, o movimento do corpo e a interação social. Temos a oficina de recreação, com a monitora Elizângela Monteiro, que tem o intuído de ensinar à arte de brincar, os jogos, a socialização e o lazer para nossos alunos. E nossa oficina de dança, com a monitora Tamiris Felix, trabalhando com coreografias, locomoção, movimentos do corpo, coletivo, socialização e interação dos nossos alunos. Tendo como objetivo propiciar a estas crianças momentos de lazer, aprendizado e uma formação diversificada e prazerosa em nossa Unidade Escolar.
   Reunimos-nos, bimestralmente, para avaliar o andamento do Programa, assim como o rendimento dos alunos participantes, proporcionando devolutivas e trocas aos professores em HTPCs, Conselhos de Classes, Prada Pedagógica e encontros agendados entre professor articulador, monitores e corpo docente. Onde tem sido momentos ricos quanto conhecer e aprimorar um novo olhar quando aos nossos educandos.
 

AÇÕES:

- Início do Programa (decisões com direção e coordenação):

Definir os espaços a serem utilizados pelo Programa;
Definir o horário de lanche;
Estabelecer e selecionar as oficinas que serão desenvolvidas durante o ano letivo;
Discutir e determinar os critérios de escolha dos monitores;
Discutir e redefinir os critérios (já pré-estabelecidos em O.T.) de seleção dos nossos alunos;
Formar as turmas com os alunos selecionados para o andamento do Programa;
Construir o quadro de oficinas a ser desenvolvido no Programa;
Montar a lista de presença dos alunos;
Criar uma lista para os materiais socializados dentro do ambiente escolar;
Montar uma lista dos alunos do Programa que são beneficiados pelo Programa Bolsa Família;
Criar uma lista de materiais pertencentes ao Programa e consequentemente suas localizações;
Acompanhar a praticidade desde quadro de oficinas, observando o positivo e pontos a melhorar;
Criar um calendário com excursões, apresentações e formações para O Programa;



- Parceria, envolvimento e participação do corpo docente da escola:

Especificar o que é “O Programa Mais Educação?”;
Apresentar as propostas do Programa nesta U.E. no ano de 2012;
A importância dos docentes como parceiros e participativos no desenvolvimento do Programa;
Estabelecer momentos de trocas entre professores, monitores e professor articulador;
Enfatizar o papel dos monitores, membros ativos da escola;
Informar e definir os critérios de seleção dos alunos;
Orientar, socializar e cuidar dos materiais do Programa;
Priorizar a importância do educador como parceiro ativo no Programa;
Apresentar o modelo de ficha individual, com campo de avanço e pontos a melhor quanto ao Programa / sala de aula;
Priorizar a importância de parcerias com outros setores com o Programa, se estendendo aos demais campos da Unidade Escolar.
- Instrumentos de avaliação e acompanhamento direcionados ao Professor Articulador e monitores: relatórios, semanários, instrumentais, plano de ação:
Construir o Plano de Ação;
Conhecer o PPP da Unidade Escolar;
Mediar às habilidades e expectativas em formação, aos monitores para direcionar os planejamentos das oficinas;
Elaborar relatórios bimestrais de desenvolvimentos das oficinas (monitores) e de conclusão geral do mesmo (professor articulador);
Produzir semanários (monitores), enfatizando sugestões e pontos a melhorar (professor articulador);
Preencher planilhas de acompanhamento bimestral em reuniões;
Observar, assistir o desenvolvimento das oficinas fazendo consequentemente as observações necessárias;
Registrar com fotos, livros de ocorrências, livro ata e relatos quanto o desenvolvimento do Programa;
Monitorar as faltas e evasão dos alunos, promovendo a rotatividade destes;
Criar ações para diminuir e evitar a evasão dos alunos do Programa;


- Formação, reunião individuais ou coletivas:

Especificar o que é “O Programa Mais Educação?”;
Apresentar as propostas do Programa nesta U.E. no ano de 2012;
Conhecer espaços, materiais disponíveis para o Programa e o funcionamento quanto a utilização dos mesmos;
Multiplicar os conhecimentos  adquiridos em formações, O.Ts.;  seminários, videoconferências,
Planejar e organizar os ambientes a serem utilizados no desenvolvimento das atividades;
Planejar e solicitar antecipadamente os materiais quanto a aplicabilidade das oficinas;
Promover a socialização e trabalho conjunto, com objetivo, das oficinas;
Contribuir ativamente na formação pedagógica dos monitores;
Orientar as ações, abordagens e comunicação dos monitores no ambiente escolar;
Criar momentos para contribuir na visibilidade do Programa;
Disponibilizar momentos de trocas entre professores, pais e monitores;
Promover ações quanto pontos a melhorar em planejamentos, relatórios e critérios de avaliação;
Orientar quanto à assinatura diária do livro ponto;
Orientar quanto registrar a presença diária dos alunos;
Instruir quanto critérios a serem observados: momento das refeições, saída e entrada, envolvimento nas oficinas em relação a cada aluno;
Orientar quanto o cuidado com os atos afetivos e abordagens com os alunos;
Orientar quanto o envolvimento de todos os alunos no mesmo espaço, participativos das oficinas, estando sempre presente com os mesmos;
Enfatizar o papel do monitor, o compromisso e responsabilidade para com o Programa;
Buscar vídeos, dinâmicas, textos que motivem e contribua na formação dos monitores;
Criar slides que auxiliem no desenvolvimento e ações de formação;


- Participação em HTPC, Conselho de Classes e Planejamento:

Elaborar pauta quanto à participação e direcionamentos em HTPC;
Ressaltar a importância do Programa Mais Educação na comunidade escolar;
Promover a visibilidade para os educadores quanto o Programa;
Socializar as propostas de trabalho durante o ano letivo;
Estabelecer os momentos de parcerias e trocas entre professores, monitores e professores articuladores;
Orientar quanto inicio e horário do Programa;
Socializar e debater quantos os critérios estabelecidos para escolha dos alunos participantes do Programa;
Estabelecer parceria com os docentes quanto a importância do campo do Programa Mais Educação na ficha individual do aluno;
Estabelecer momentos de trocas quanto rendimento e desenvolvimento de alunos no Programa entre professor articulador e educadores;
Apresentar documentações que promovam a veracidade dos fatos estabelecidos nos momentos de trocas;


- Reunião de Pais:

Desenvolver ações de boas vindas;
Promover apresentações quanto à visibilidade do Programa;
Ressaltar os objetivos e intuitos do Programa;
Justificar a importância do Programa na vida das crianças, assim como suas ricas contribuições para os mesmos;
Especificar o funcionamento do Programa na Unidade Escolar;
Promover apresentação de monitores, os objetivos e as expectativas de cada oficina;
Estabelecer os principais direitos e deveres dos alunos e pais quanto à participação e permanência do filho no Programa;
Garantir momentos de trocas, informações e parcerias entre pais, monitores e professores articuladores;
Informar quanto horário do professor e dos monitores na escola;
Promover a importância de uma parceria ativa e persistente para o desenvolvimento positivo do Programa;


- Planejamento e articulação de excursões e atividades extracurriculares: 

Construir calendário com datas previstas de excursões para o ano letivo;
Buscar parcerias que promovam e contribua para a execução dos passeios;
Conhecer locais no bairro que possam tornar parceiros quanto atividades extracurriculares;
Promover interação com outras escolas para visitas, conhecendo e analisando as diferenças quanto: espaços, ações e contribuições;


- Ações quanto à visibilidade do Programa:

Participar e direcionar HTPCs, reuniões de pais e conselho de classes;
Articular apresentações em eventos festivos e reunião de pais na escola;
Participar de eventos fora da escola através de convites e parcerias;
Estimular aulas abertas do Programa em momentos que possam ser vistos pelos demais alunos da nossa unidade escolar e comunidade;
Promover parcerias entre funcionários, professor articulador e comunidade escolar;
Criar mural de recados no ambiente escolar do Programa;
Expor fotos e trabalhos dos alunos do Programa nos espaços da escola;
Socializar materiais do Programa com o corpo docente da escola;
Realizar parcerias com entidades, organizações, empresas e espaços da comunidade;
Enriquecer o blog da U.E. com fotos, depoimentos e informações quanto acontecimentos no Programa;
Convidar outras entidades para apresentar e contribuir positivamente na visibilidade do Programa;


- Parcerias, especificando-as:

Conhecer a comunidade e espaços da comunidade; (passear para comunidade, conhecer espaços que possa auxiliar no desenvolvimento do Programa. Exemplos: Academia de capoeira ( apresentação na escola);
Promover a interação entre monitores e professores; (participação em Conselhos de Classes, Reuniões, Parada Pedagógica, troca de ideias e informações agendadas);
Doação de jornais para trabalhos escolares; (Monitor disponibiliza jornais para professores do ensino regular contribuindo em pesquisas e trabalhos artesanais, assim como para nossas oficinas, principalmente pintura e letramento);
Expor a parceria com marceneiro quanto madeiras e telas para atividades de pintura; ( Coordenadora pedagógica consegue telas para auxiliar nos trabalhos de pintura);
Promover formações coletivas com outros professores articuladores  (Criamos parcerias com outros professores articuladores para promovermos formações para nossos monitores, conhecendo e debatendo as diferentes realidades de cada escola e a necessidade de se adaptar a cada uma);
Realizar atividades e visitas nas escolas vizinhas (nossos alunos visitaram a EMEF Maria José Luizetto Buscarini para conhecer a mesma e participar da oficina de karatê,interagindo com novos alunos e diferentes espaços). Foi uma excelente experiência o fato de caminhar com estes alunos pelo bairro, a alegria e empolgação no sorriso e olhar de cada um, foi mágico;
 Compartilhar as necessidades do Programa com o intuito de adquirir novas parcerias;
Adquirir mesas e bancos para as aulas abertas de pintura ( nossa diretora conseguiu mobiliário com uma loja de sapatos, onde tem sido produtivo para as nossas aulas abertas, tanto pintura, como as demais oficinas e aulas do ensino regular;
Solicitar formações de especialistas da escola em formação dos monitores (Onde nossos especialistas, arte, educação física disponibilizam momentos para desenvolver oficinas para nossos monitores, sendo rico para as nossas formações mensais) ;
Projeto Arrastão (visitas ao Projeto, participando de atividades diversificadas e ricas para o desenvolvimento dos alunos, assistindo filmes educativos relacionados a TV Futura, disponibilidade de vídeos a ser multiplicados em nossa escola e ao corpo docente);


Função do Professor Articulador Programa Mais Educação:

Acompanhar e monitorar frequência dos alunos e monitores;
Ter plano de ação para o seu trabalho;
Seleção dos oficineiros junto com os gestores;
Controle e compra de materiais e equipamentos adequados;
Dar visibilidade ao Programa dentro e fora da Comunidade Escolar estimulando o envolvimento e participação;
 Organizar, acompanhar e intervir nos planejamentos das oficinas (desenvolvimento das atividades), concomitante ao PPP da escola, quadro de habilidades e expectativas e relatório conclusivo dos instrumentais de acompanhamento do Programa, fazendo uso de diferentes instrumentos de avaliação (semanário, portfólio, relatórios)
 Acompanhar e avaliar os monitores nas oficinas;
 Acompanhar e monitorar o desempenho dos alunos nas oficinas e na sala de aula;
Garantir a articulação das informações dos alunos aos professores da sala regular;
Comunicar-se de forma clara e objetiva, de forma a garantir o entendimento e a circulação de informações;
Reuniões com os oficineiros (planejamento, pauta) – grupo ou individual;
Avaliar e ofertar formação de acordo com as necessidades do grupo;
Envolvimento e resolução de problemas interpessoais e situações pedagógicas existentes no grupo;
Fazer reunião com os pais (planejamento, pauta);
Garantir o funcionamento da grade de oficinas;
 Participar dos Conselhos de Classe (registrar dificuldades e avanços para nortear o trabalho)
 Participar e direcionar bimestralmente HTPC (pauta, planejamento, registros)
Participar de palestras (simpósios, encontros, comitês, seminários, videoconferências).
Participar das Orientações Técnicas, Formações e reuniões;
Utilizar dos conteúdos da O.T´s e reuniões para elaboração de pautas de HTPC e outros momentos de formação;
Buscar parcerias na comunidade (escolar, pais, não escolar) e intersetorial;
Planejar passeios, apresentações, festas, aulas passeio, atividades extracurriculares (Calendário);
Registrar suas ações com relatórios, fotos, instrumentais ...
Ter ficha com breve histórico do aluno e socializar com monitores e ou professores;
Acompanhar/Avaliar o preenchimento dos instrumentais de acompanhamento do Programa pelos monitores.


“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” (Peter Drucker).


 Professor Articulador: Saint Clair Rocha

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